quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sobre os motivos pelos quais nos ofendemos

Independente das oportunidades sociais, econômicas, etc ou dos valores envolvidos, imaginem a seguinte cena: 2 mulheres CONVICTAS do que fazem, do que são e acreditam, cada uma em relação a si própria, são confrontadas por 1 inquisidor:

Você é uma puta (afirma o inquisidor para a prostituta).
Você é uma freira (afirma o inquisidor para a prostituta).

Você é uma freira (afirma o inquisidor para a freira).
Você é uma puta (afirma o inquisidor para a freira).

Qual delas e/ou em qual momento você acredita que tenham se ofendido com as acusações que receberam do inquisidor?

Acertou se respondeu que nenhuma delas se ofendeu em nenhum momento. Simplesmente porque cada uma delas sabe e tem plena certeza e CONVICÇÃO do que É ou NÃO É. Independentemente do que lhes digam.

Não é uma certeza comprada de outros, não é uma convicção emprestada, não tem nada a ver com sua autoestima, não é uma crença adquirida ou socialmente apoiada. Cada um SABE e ASSUME seu papel. Sem dramas, sem traumas, sem ofensas.

Uma pessoa somente se ofende com algum "ataque" dos outros quando tem dúvidas acerca de si própria. Quando finge ser algo que não é. Quando deseja aparentar algo que não é. Ou quando tem vergonha de ser o que é.

E o mais impressionante é observar o quanto as pessoas, mesmo as que pensam, não se dão conta disto.

2 comentários:

  1. Parabéns, esse seu raciocínio, pois é um saco isso porque as pessoas adoram querer que os outros pensem como a gente desejam que tenham atitudes moldadas pela sociedade e se ofendem ,quando contrariadas tentam manipular de certa forma a atitude alheia que é um porre diga-se de passagem, São os hipócritas da vida que esqueceram que cada um é cada um e não temos que seguir nada da cabeça de ninguém e deixam de ser quem são, para colocar mascaras que só atrasam a si próprio e enfim deixam de Viver uma vida plena de sabores e delicias, parabéns por isso acompanho você no TT pela sua autensidade, valores e auto-estima elevados que desde o primeiro oi me fez ver uma verdadeira Mulher e cada dia mostra isso com suas atitudes , e na escrita sou fã de neurônios coisa rara hoje em dia..rss resumindo rss Vc ARRASOU Mandou bem mesmo rss Beijos do
    @Annjoo2011

    ResponderExcluir
  2. Tudo depende do ponto de vista!

    Menina, gostei daqui! Te adicionei.

    Bj

    ResponderExcluir